quarta-feira, 24 de novembro de 2010

12 dicas contra stress

OS DOZE MANDAMENTOS DE COMBATE AO STRESS
OS DESEJOS SÃO ILIMITADOS, O SEU TEMPO NÃO
- Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão dos seus objetivos.
COMO ADULTO VOCÊ É RESPONSÁVEL E SENHOR DA PRÓPRIA QUALIDADE DE VIDA
- Defenda seus direitos. Aprenda ser eficaz e a ter ritmo: trabalho/lazer, alimentação/jejum, ação/repouso, inspiração/expiração. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre.
VOCÊ É UM SÓ
- Só tem um coração, portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou "correr atrás" o tempo todo.
CUIDE DO SEU CORPO
- Procure alimentos saudáveis, evitando agressães do tipo fumo, drogas, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café.
- Beba água - no mínimo 8 copos por dia.
- Mastigue bem e devagar, saboreando o que come, em pequenas porçães.
- Mantenha seus intestinos bem funcionantes.
- Faça atividades físicas, no mínimo 3 vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condiçães físicas.
- Mantenha seu peso corporal em um nível satisfatório para você.
- Ponha os pés descalços na terra por um mínimo de 20 minutos, em um lugar de muito verde, uma vez por semana, para "descarregar".
- Faça um check-up anualmente. Tenha um médico de sua confiança.
CUIDE DE SUA MENTE
- Seja seletivo com o que lê e vê.
- Reduza o hábito de assistir televisão.
- Exercite sua criatividade com música e artes em geral.
- Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi...
- Quebre rotinas e experimente o novo.
QUE A SUA CASA SEJA UM LAR
- Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma , repouso e amorosidade.
- Que seja um "ninho" para refazer as suas forças.
- Cuidado, não gaste todas suas energias para ter uma casa e todos os bens de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nem um minuto para usufruí-la. Tornar uma casa um "lar" é um aprendizado contra o stress.
DESCUBRA QUEM É VOCÊ
- Qual o seu temperamento, quais são suas crenças essenciais. Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.
NÃO SEJA ONIPOTENTE
- Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles que deve evitar. Não avalie pessoas e situaçães com preconceitos. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento inédito.
CONHEÇA E RESPEITE O OUTRO
- Ouça com atenção buscando compreender o que ele quer dizer.
- Ao verbalizar certifique-se de estar sendo claro e compreensivo para o outro.
- Mantenha em sua mente que o outro não é melhor nem pior que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista. Aceitar e usufruir as diferenças é sabedoria.
AMOR, INTIMIDADE E SEXUALIDADE SÃO ANTI-STRESS
- Relaçães compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: por vezes, atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro a médio prazo. Cuide para desenvolver a intimidade com as pessoas com que sinta afinidades. Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas. Deixe o sentimento fluir:
"O amor faz bem para o coração"
INVISTA EM SEU CENTRAMENTO E EQUILÍBRIO
- Todos os dias encontre um tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Use técnica auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento.
- Não seja "escravo" nem de si mesmo. Tenha férias! Contra o stress, o período mínimo de férias é de 21 dias consecutivos.
- Tenha férias compatíveis com suas condiçães físicas, psíquicas e financeiras. Lembre-se: programas com muitos estímulos são prazeirosos para quem está vitalizado.
- Não leve nas suas férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alça.
TENHA FÉ
- Uma situação qualquer que seja, nunca é só boa ou ruim, sempre haverão custos e benefícios. Quanto mais luz mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. É muito importante preservar-se para a próxima etapa.
- Confie em você mesmo e na ajuda cósmica ao seu redor

Nenhum comentário:

Postar um comentário